Share |

Bloco "perplexo" com encerramento das hortas do Parque da Devesa

Imagem retirada de http://www.parquedadevesa.com/

O Bloco de Esquerda de Vila Nova de Famalicão teve conhecimento, no passado dia 12 de Janeiro de 2021, através de notícias nos órgãos de comunicação social que o Município pretende avancar com o encerramento das hortas urbanas do parque da cidade.

Considerando que o próprio município define as hortas como tendo "como principais objectivos a melhoria do bem-estar dos cidadãos através do contacto com a natureza, a contribuição para a economia familiar, a sensibilização no respeito pelo ambiente e a disseminação de boas práticas agrícolas. A inclusão de pessoas com mobilidade reduzida é também um dos objetivos, pelo que estão previstos alguns talhões elevados e adequados para o efeito. As associações, as escolas e o voluntariado jovem terão também uma área disponível" vimos por este meio requerer a Vossa Excelência que diligencie, junto do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão o esclarecimento das seguintes questões

1. Tem sua Excelência o conhecimento da situação concreta deste encerramento?

2. Considera o executivo que é esta a única opção que permite o crescimento do CiTEVE?

3. Qual é o plano de contrapartidas previsto nesta cedência de terreno?

4. Há alguma preocupação, por parte do executivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em continuar com o projecto de hortas urbanas garantindo um solução para as pessoas que as utilizam com novo espaço e compensação monetária pelo investimento que as mesmas fizeram no espaço a si atribuído?

5. Em caso de resposta positiva ao ponto anterior, qual será o local para instalação das novas hortas e qual o prazo para execução da obra?