Bloco exige que a Câmara de Famalicão adapte parques infantis

A propósito do dia mundial da criança, o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal e V. N. de Famalicão critica a Câmara Municipal por não ter ainda adaptado nenhum parque infantil do concelho para poder ser utilizado por crianças com mobilidade reduzida.

“Muito mais que insufláveis uma ou duas vezes no ano, todas as crianças, independentemente da sua condição, devem poder ter acesso a utilizar os parques infantis públicos e compete à Câmara Municipal criar essas condições de utilização”, refere José Luís Araújo.

Esta falta de condições nos 14 parques infantis públicos do concelho de V. N. de Famalicão, impede que crianças com mobilidade reduzida tenham o direito a uma vida plena, em condições que garantam a sua dignidade e com autonomia, conforme a Convenção Sobre os Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 1990.

José Luís Araújo critica ainda o facto de a Câmara Municipal continuar a ignorar a Recomendação da Assembleia Municipal de junho de 2016 por proposta do Bloco de Esquerda e aprovada por unanimidade, para que os parques infantis públicos do concelho sejam adaptados para crianças com mobilidade reduzida.

Para o candidato do BE, “a inclusão deve ser plena, durante o ano inteiro e não apenas em datas importantes. A Câmara Municipal tem que assumir as suas responsabilidades e criar as condições para que isso seja possível, nos parques infantis e também em outros locais onde ainda há barreiras que dificultam o acesso e a autonomia de crianças e pessoa com mobilidade reduzida.”

E ainda “esta é mais uma clara demonstração do desprezo que a coligação de direita no poder em Famalicão tem para com as deliberações da Assembleia Municipal.”