José Luís Araújo no encerramento do Desobedoc em Joane.

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Famalicão esteve presente sexta feira na abertura do evento e participou neste domingo na discussão e comentários ao filme que encerrou a edição deste ano do Desobedoc, que aconteceu pela primeira vez no distrito de Braga, no auditório da Associação Teatro Construção em Joane.

Desobedoc é uma mostra de cinema documental que celebra o cinema, a rebeldia e a participação cidadã. Começou no Porto em 2014 e este ano teve também uma extensão em Famalicão, fruto do empenho e dedicação de dois jovens bloquistas famalicenses Hugo Sampaio e também Raquel Azevedo, esta última que fez também parte de toda a organização do evento este ano.

A edição em Famalicão decorreu de sexta a domingo, com 5 filmes que abrangem três linhas de programação : a homenagem a Ken Loach, o trabalho e a precariedade e uma sessão LGBT, por fim, o filme que nos conta a campanha que transforma a Ada Colau em Alcaldessa de Barcelona e ainda musica no sábado à noite.

No final de cada filme houve lugar a reflexão aberta e debate de ideias sobre o tema do filme.