Share |

Os serviços prestados pela ACIP são de uma extraordinária importância social.

Sendo o lema do Bloco de Esquerda para estas Eleições Autárquicas: Famalicão para tod@s e a visão de um município inclusivo, o candidato do BE à Câmara Municipal José Luís Araújo e Raquel Azevedo, candidata do BE à Junta de Freguesia de Joane, visitaram esta terça feira a ACIP, Ave Cooperativa Intervenção Psico Social na vila de Joane.

Esta visita teve como objetivo conhecer mais de perto as valências e serviços que a instituição presta no apoio a pessoas com deficiência/incapacidade, nomeadamente na formação profissional, educação e reabilitação, apoio comunitário e atividades ocupacionais.

A ACIP trabalha em parceria com câmaras municipais, juntas de freguesia, comissão de proteção de crianças e jovens, Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Associações, empresas e várias outras entidades. Presta atendimento e acompanhamento social em várias freguesias no concelho de V. N. de Famalicão e tem ainda uma delegação no concelho de Lousada onde tem a Casa da Boavista.

Esta iniciativa incluiu também uma visita à Casa da Villa, também em Joane, onde está instalado um Centro de Atividades Ocupacionais para 30 jovens adultos com deficiência. Este centro abrange diversas vertentes, desde atividades culturais e artísticas, cuidados de saúde, alimentação, higiene, atividades desportivas, apoio técnico e terapêutico nos planos físicos, psíquico e social.

Para José Luís Araújo, os serviços prestados pela ACIP são de uma extraordinária importância social, não apenas em Joane, mas para todo o concelho por se tratar de pessoas muito mais vulneráveis e a quem estes serviços permitem ter melhor qualidade de vida e melhores condições de integração. De registar que no concelho de V. N. de Famalicão há cerca de 700 pessoas entre os 6 e os 18 anos a precisarem deste tipo de serviços.

O candidato do BE felicitou os dirigentes e responsáveis da ACIP por todo o empenho e dedicação por esta causa e prometeu que, enquanto vereador, irá acompanhar de perto o trabalho desta instituição e também a realidade das pessoas com deficiência de forma a contribuir para criar melhores condições de integração na sociedade.

Visita à ACIP de Joane