Alexandra Vieira participa em sessão do Parlamento dos Jovens

A deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo círculo de Braga, Aexandra Vieira, esteve nesta segunda-feira, na Escola Profissional CIOR, em Vila Nova de Famalicão, a propósito da iniciativa Parlamento dos Jovens, sob o tema a violência doméstica e no namoro, com alunos dos cursos profissionais.

Alexandra Vieira deu a conhecer os números alarmantes desta problemática, esclareceu quanto aos comportamentos considerados violentos e as formas de os denunciar e ouviu as propostas dos alunos e das alunas para combater a violência doméstica e no namoro.

Destacaram-se as medidas de proteção das vítimas, a necessidade de sensibilizar os mais novos desde cedo para serem capazes de identificar os comportamentos agressivos, a alteração da legislação tendo em vista melhorar a proteção das vítimas e o afastamento do agressor das vítimas e, sobretudo, a necessária mudança de mentalidades. Controlar como os movimentos de alguém ou o modo como se veste, saber as palavras passe, partilhar fotografias pessoais, agredir ou insultar são algumas das formas devem deixar de ser toleradas quer pelas vítimas, mas também quer por parte de quem convive e tem conhecimento destas situações.

A deputada deixou ainda alguns desafios: lutar por uma sociedade mais igualitária, mais paritária, debater estes assuntos com os colegas, com os amigos, com os professores, em família, exigir que as instituições atuem, sobretudo os tribunais, penalizando o agressor, melhorar as leis e, sobretudo, denunciar junto das autoridades.

Da parte da tarde, a deputada participou numa outra sessão, na Escola Básica da Prado, concelho de Vila Verde.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República e pretende envolver as escolas básicas e secundárias na discussão de um tema definido anualmente e escolhido pelos alunos e alunas. O objetivo é despertar os jovens para a participação cidadã e promover a capacidade de intervenção.