Pedro Soares: “O que sobra no défice falta à Escola Pública”

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo eleitoral de Braga, Pedro Soares, esteve reunido, na passada segunda-feira, com a direção da Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, em Joana, Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de apresentar o Projeto de Resolução que visa a reabilitação urgente da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

Em declaração à imprensa, Pedro Soares afirma que a situação da escola é “preocupante”, uma vez que “apresenta um edificado degradado, com telhados de amianto, sem qualquer tipo de isolamento térmico ou acústico”. Para o deputado bloquista, “os 800 milhões poupados na redução do défice, deveriam ser utilizados no investimento no estado social, nomeadamente, na escola pública”.

“Uma das dimensões do serviço público para uma formação integral de cidadãos é, seguramente, as condições físicas da escola que não podem deixar de estar associadas ao desempenho de alunos/as, professores/as e funcionários/as, bem como às próprias condições pedagógicas”, refere o Bloco de Esquerda no documento entregue na Assembleia da República a 20 de Abril.
Assim, o Bloco de Esquerda pretende que o Governo “tome as medidas necessárias para a rápida reabilitação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de modo a criar as condições indispensáveis à concretização do direito à educação e a garantir dignidade a toda a comunidade escolar”.