Recomendação à Câmara para que apoie crianças com necessidades especiais

O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão apresentou na Assembleia Municipal do dia 28 de dezembro de 2017 uma proposta de recomendação para que a Câmara Municipal apoie as crianças com necessidades especiais.

No conselho de Vila Nova de Famalicão, o número de crianças com doenças raras, oncológicas e com necessidades especiais, é significativo. No entanto a resposta às suas necessidades específicas existentes no nosso conselho é débil, obrigando muitas vezes os pais a deslocarem-se ao Porto ou Braga para ajudar os seus filhos na promoção do desenvolvimento global o mais adequado possível, promovendo a maior autonomia da criança e melhor inclusão na sociedade.

As atividades na área do desporto, arte, música e estimulação multissensorial, têm uma finalidade recreativa e pedagógica, mas também a finalidade terapêutica, nomeadamente Equitação terapêutica, Olaria terapêutica e Musicoterapia.

Dado que existem algumas entidades/ instituições / e centros sociais, no município, capazes de dar uma resposta efetiva e eficiente às necessidades identificadas, é recomendado que a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão Implemente parcerias com essas entidades, promovendo um conselho amigo das famílias.

É recomendado ainda que seja a Câmara Municipal a principal impulsionadora de um amplo e esclarecedor debate que envolva famílias das crianças com necessidades especiais, doenças raras e oncológicas e entidades responsáveis nesta área, com objetivo de identificar as dificuldades e encontrar as melhores respostas para as mesmas.

Esta recomendação foi aprovada por unanimidade.