Sun&Shine (antiga Flexus) encerra definitivamente

Sun&Shine (antiga Flexus) fechou e 45 trabalhadores ficam no desemprego
Foto Opinião Pública

A fábrica de guarda-sóis e guarda-chuvas Sun&Shine(antiga Flexus) , em Bente, Famalicão, fechou, deixando no desemprego perto de 45 trabalhadores, alguns dos quais ficam em situação "muito, muito complicada", segundo fonte sindical.

"Trabalhavam ali casais, trabalhavam ali mulheres com quatro e cinco filhos para criar, o encerramento vai deixar muita daquela gente em situação muito, muito complicada", referiu José Maria Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores, Pedreiras, Cerâmica e Afins da Região a Norte do Rio Douro.

Segundo José Maria Ferreira, os trabalhadores receberam no dia 6 de dezembro o salário correspondente aos primeiros 6 dias do mês, tendo então a administração anunciado que iriam de férias até ao dia 22. Entretanto, foi conhecido um pedido de insolvência apresentado por um credor.

Os trabalhadores, perante a "indefinição" da situação, foram cumprindo o horário de trabalho no exterior da fábrica, uma situação que se manteve até quinta-feira, dia em que lhes foram entregues os papéis para o desemprego.

José Maria Ferreira assegurou que os trabalhadores ainda não receberam o subsídio de férias. "Além disso, vão agora lutar pelos seus direitos, referentes aos anos e anos de trabalho que passaram na fábrica, alguns deles mais de 40", acrescentou.

A justificação para o encerramento terá sido, segundo José Maria Ferreira, a quebra de encomendas e a recessão dos mercados.

A fábrica produzia ainda anzóis de pesca.