Programa Autárquico 2013 - Riba de Ave

AS NOSSAS PRIORIDADES

CEMITÉRIO
Continuamos a defender a proposta já apresentada na Assembleia Municipal, da construção de um novo cemitério nos terrenos junto ao Salão Paroquial.

ESCOLAS PRIMÁRIAS
Cumprir a carta educativa concelhia, exigir a construção de um novo centro escolar, que tenha condições para que todos os alunos tenham aulas no mesmo edifício e com refeitório.

EMPREGO
Criação de uma incubadora de empresas nas antigas fábricas abandonadas, como forma de diminuir o desemprego que afeta tantos ribadavenses.

TEATRO NARCISO FERREIRA / MERCADO
Exigir da Câmara municipal o cumprimento do acordo assinado entre a Fundação Narciso Ferreira para a reabilitação do Teatro para que o mercado seja realizado no local a que foi destinado

LAZER
A construção de uma zona de lazer nas margens do Rio Ave entre a Azenha Velha e a Pena, recuperando aquelas zonas.

AMBIENTE
Continuar atentos ao funcionamento da ETRSU tentando acabar com os maus cheiros, assim como a possível construção de uma incineradora de resíduos.

SEGURANÇA/PREVENÇÃO
Defendemos a construção de um novo quartel para a GNR, assim como dotar os Bombeiros de condições que permitam, responder a todas as necessidades.

URBANISMO/ACESSIBILIDADES
Defender a implementação de um plano de urbanização que defina como queremos Riba de Ave no futuro.

ACÇÃO SOCIAL
Desenvolver esforços para que seja possível a construção de um lar de idosos, aproveitando o espaço que vai ficar vazio do atual quartel dos bombeiros.

Sabemos que a junta de freguesia não tem meios nem capacidade para resolver estas prioridades. São obras que só se realizarão com o apoio da câmara municipal e do governo. Para isso, é necessário que à frente dos destinos de Riba de Ave esteja alguém com capacidade reivindicativa, exigência e firmeza que é o que tem faltado.

OS NOSSOS COMPROMISSOS

PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA
Chamar as pessoas a terem participação na vida activa de Riba de Ave, através da sua participação no orçamento participativo, realização de fóruns para debater os problemas que nos preocupam.
Auxiliar as pessoas na defesa seus direitos, reunir regularmente com a população para ouvir as suas opiniões. Criar um site na Internet para que as pessoas possam saber o que a junta faz e poderem dar as suas sugestões.

AMBIENTE
A limpeza da vila será uma tarefa que nunca desprezaremos, manter as ruas limpas, parques e jardins limpos e arranjados, reabilitar os que forem necessários.
Acabar com as lixeiras em especial com a que a junta mantém na Rua 1º de Maio.
Colocar recipientes para acondicionar lixo em vários locais da freguesia.

APOIO SOCIAL
Apoiar e desenvolver acções com o Centro Social, no apoio às famílias mais necessitadas, não permitindo que em Riba de Ave haja gente a viver sem Agua ou Luz Elétrica

CULTURA/DESPORTO/JUVENTUDE
Promover e apoiar as associações de jovens, desportivas e culturais existentes, bem como apoiar a criação de novas formas de participação dos ribadavenses da juventude em particular.
Desenvolver e ocupar os espaços públicos de Riba de Ave
Criar parcerias com entidades locais.
Criar um parque de manutenção no terreno onde ia ser construído o quartel da GNR.

ACESSIBILIDADES/MOBILIDADE
Reabrir e reabilitar antigos caminhos pedonais, em especial o quelho das Pombinhas
Arranjar os atuais passeios e construção de novos em ruas cujas condições o permitam, bem como criar rampas que melhor permitam o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
Arranjar as ruas degradadas e conservação das restantes.
Criar um parque de estacionamento na rua do Rio Ave de apoio ao comércio local.

Estes são os compromissos que os ribadavense verão serem concretizados caso em nós confiem, não prometemos aquilo que sabemos não temos capacidade de realizar.

Estamos Contigo

Riba de Ave tal como todo o país paga o efeito da política desastrosa aplicada a Portugal nos últimos anos. A troika que cá está a pedido do PS/PSD/CDS tem obrigado o governo a aplicar uma política de austeridade que  levou a que muitos ribadavenses perdessem o emprego e  poder de compra, encontrando-se hoje com imensas dificuldades para viver mesmo que isso não seja visível aos olhos de todos.

Riba de Ave só progride se os seus residentes tiverem boas condições de vida, é para isso que lutamos e essa luta passa por derrotar também nas eleições autárquicas os partidos responsáveis pela situação a que o país chegou, se estes partidos ganharem estas eleições pior será o nosso futuro.

Somos um grupo de homens e mulheres que acreditam que Riba de Ave ainda pode sair do marasmo em que se encontra, bastando para isso que os ribadavenses queiram fazer parte dessa mudança.

Por isso, apelamos a todos e todas aquelas, que como nós querem a Mudança que Riba de Ave precisa, para nos darem um voto de confiança e porem à prova aquilo de que somos capazes.