Share |

Bloco questiona Governo sobre cuidados de saúde primários em Famalicão

O Bloco de Esquerda entregou, na Assembleia da República, uma pergunta ao Governo, sobre os cuidados de saúde primários no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão.

Após reunião com a direção do ACES do Ave, José Maria Cardoso, deputado do BE eleito pelo circulo eleitoral de Braga, e Raquel Azevedo, dirigente concelhia e distrital do BE, constataram que três das unidades deste ACES carecem de intervenção.

Por isso, os deputados bloquistas pretendem que o Ministério da Saúde esclareça se vão ser efetuadas obras de beneficiação e ampliação da unidade de Famalicão, situada na Avenida 25 de Abril; se na USF Antonina, situada em Requião, vão ser realizadas obras de adaptação e beneficiação; se está prevista a construção da nova unidade de saúde em Joane e que diligências vão ser desencadeadas nesse sentido.

“O Bloco de Esquerda pretende aferir se estas obras vão ser efetuadas, de modo a que a população servida por estas unidades possa ter acesso a cuidados de saúde de proximidade em instalações consentâneas.”, afirmam os deputados bloquistas.

Recorde-se que o ACES do AVE dá resposta a uma população de mais de 124 mil pessoas, residentes no concelho de Vila Nova de Famalicão e exercem funções 72 médicos/as, 90 enfermeiros/as e 49 secretários/as clínicos/as.

AnexoTamanho
pergunta_aces_ave_famalicao.pdf201.49 KB