ambiente

Março 21, 2017 07:39 PM

O Bloco de Esquerda de Famalicão considera urgente que as entidades competentes, nomeadamente a Câmara Municipal e o Ministério do Ambiente tomem medidas no sentido de por termo a estes atos poluidores, exigindo que aumentem a fiscalização sobre este tipo de crimes ambientais, não apenas no rio Pelhe mas em todos os cursos de água, que atravessam o concelho de Famalicão, de forma a que sejam imputadas as responsabilidades a quem pratica este tipo de atos.

Março 14, 2017 08:19 PM

O Bloco de Esquerda  desafia o Presidente da Câmara Municipal a avançar com a criação da tarifa social da água, apesar do voto contra dos partidos que o apoiam, dada a evidente necessidade social.

Junho 8, 2016 01:25 PM

Perante a falta de resposta, das duas uma, ou a Câmara Municipal sabe que está a ser utilizado “glifosato” e está a esconder isso da população, permitindo que continue exposta aos seus riscos, ou então a Câmara Municipal desconhece se é ou não utilizado, facto que é igualmente grave e que demonstra incapacidade desta maioria.

Abril 20, 2016 08:55 AM

O Bloco de Esquerda teve conhecimento que uma investigação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Universidade de Friburgo, identificou quatro bactérias multirresistentes no Rio Ave de elevada perigosidade, evidenciando um enorme risco para a saúde pública.

Julho 21, 2014 07:08 PM

Durante a semana passada, o Bloco de Esquerda efetuou visitas às 3 corporações de bombeiros do concelho de Vila Nova de Famalicão. Estas visitas acontecem em pleno período de maior exigência para os soldados da paz, com os fogos florestais, mas também no cumprimento do compromisso do BE em voltar a visitar as corporações fora da campanha eleitoral.

Julho 7, 2014 01:56 PM

O Bloco de Esquerda de Famalicão manifestou a sua oposição à intenção da Câmara Municipal entregar a privados o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos prevendo que a anunciada redução dos custos para o município só pode resultar numa degradação do serviço prestado, nomeadamente com menor frequência de recolhas.

Julho 19, 2013 11:21 AM

Nesta quinta feira, no parque da Devesa, a candidatura do Bloco de Esquerda às Autárquicas 2013 apresentou uma série de propostas e compromissos na área do ambiente.

Opinião

Para além de uma discreta divulgação na sua página eletrónica, parece-nos (ao BE) ser de exigir que a Câmara Municipal solicite o prolongamento do prazo de consulta pública e promova um amplo debate junto da população famalicense no sentido de que possam ser conhecidos e esclarecidos os eventuais riscos que estes equipamentos acarretam.

É pois tempo de questionarmos sobre o que cada um de nós sabe sobre a Europa onde estamos inseridos. O que sabemos afinal sobre as características, as competências e as responsabilidades de instituições como o Parlamento Europeu? Ou da Comissão Europeia? Ou sobre o Conselho Europeu? Ou do Banco Central Europeu? Ou mesmo da própria União Europeia?