Share |

Uma cidade para as pessoas

Uma delegação do Bloco de Esquerda do distrito de Braga visitou no passado dia 8 de junho a cidade de Pontevedra, na Galiza. A delegação composta por dirigentes distritais e candidatos às eleições autárquicas do próximo dia 1 de Outubro, integrou também o candidato à Câmara Municipal de V. N. de Famalicão José Luís Araújo e o dirigente famalicense Adelino Mota.

Esta visita a Pontevedra teve como objetivo conhecer melhor a forma como o Alcaide daquele município, Miguel Anxo Lores do partido Bloco Nacionalista Galego revolucionou a sua cidade e, desta forma, concedeu o seu espaço público às pessoas, especialmente aos mais jovens e aos mais idosos.

José Luís Araújo candidato à Câmara Municipal, mostrou-se fascinado com o ambiente urbano daquela cidade, onde foram abolidas as barreiras arquitetónicas e boa parte das ruas foi devolvida aos peões, permitindo a criação de várias praças e uma significativa redução da poluição e do ruído ao diminuir drasticamente a circulação automóvel dentro da cidade. Esta intervenção conferiu a Pontevedra o prémio Habitat Award, atribuído pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo seu trabalho na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

“Naturalmente que não podemos decalcar modelos, até porque se trata de cidades muito diferentes, mas o conceito de gestão urbana que dá prioridade às pessoas é inspirador e pode perfeitamente ser aplicado em Famalicão”, refere o candidato do BE.

Sendo urgente uma requalificação urbana na cidade de V. N. de Famalicão e também nas suas vilas, José Luís Araújo, lamenta que não tenham sido já dados passos para implementar um trabalho idêntico ao de Pontevedra, até porque uma delegação da Câmara Municipal chefiada pelo seu Presidente deslocou-se há alguns meses àquele município galelo para se inteirar da solução encontrada.

Estando representado na Câmara Municipal, o Bloco de Esquerda contribuirá decisivamente para que se concretize a requalificação urbana e que os centros urbanos sejam amigos das pessoas, mais seguros e proporcionem uma melhor qualidade de vida.

Famalicão para tod@s!