Share |

Manifesto Concelhio Autárquico 2013

Manifesto Concelhio Autárquico 2013 do Bloco de Esquerda a Famalicão

Vivemos hoje tempos muito difíceis, porventura os mais difíceis de que há memória. Sucessivas governações desastrosas do PS, PSD e CDS conduziram o país a uma profunda crise económica, agravada ainda mais com a chegada da troika. O concelho de Famalicão não fi cou imune ao fl agelo social que esta crise provocou no nosso país. É neste contexto que somos chamados a eleger novos responsáveis pelos destinos do nosso concelho.

O Bloco de Esquerda apresenta-se de novo aos famalicenses como uma força política que deu provas de ser capaz de cumprir aquilo que promete. O BE mostrou ser uma oposição coerente, construtiva, responsável e participativa. Partimos para estas eleições com uma equipa forte e coesa, com maior determinação para que, na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e nas juntas de Freguesia possamos continuar a defender os interesses das populações. A 29 de setembro estará de novo nas nossas mãos a escolha da continuidade destas políticas ou a aposta num concelho mais solidário.

 

COMPROMISSOS PARA FAMALICÃO


RESPONDER À EMERGÊNCIA SOCIAL

  • Criação de um gabinete de Emergência Social que analise permanentemente a situação social e as medidas a aplicar.
  • Garantir que nenhum famalicense fi que sem eletricidade ou água.
  • Aumentar o apoio à Habitação Social, ao arrendamento.
  • Criar novas hortas sociais, com prioridade às famílias mais necessitadas e desempregadas.
  • Apoio aos idosos em articulação com os lares e centrosde dia existentes, para que possam ter uma vida feliz.
     

CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

  • Realização de debates e fóruns.
  • Orçamento participativo.
  • Criação do Provedor do Munícipe.
     

MUNICÍPIO INTEGRADOR

  • Dotar as escolas das melhores condições, nomeadamente de cantinas próprias e alargar a todo o concelho o pré-escolar e ATLs públicos.
  • Disponibilizar manuais escolares em todos os graus de ensino obrigatório aos estudantes de famílias manifestamente necessitadas.
  • Criar uma rede de espaços desportivos ao serviço da população, em especial das escolas e da juventude.
  • Apoiar e promover o associativismo.
     

ECONOMIA LOCAL E CRIAÇÃO DE EMPREGO

  • Apoiar Projetos de Desenvolvimento Local.
  • Combater a burocracia.
  • Melhorar as acessibilidades.
     

VALORIZAR E DEFENDER O AMBIENTE

  • Cobertura total de água e saneamento, recusando a privatização destes serviços.
  • Despoluição dos rios e ribeiros.
  • Criação de novos parques de lazer.
  • Implementar a agenda 21 local.
     

URBANISMO E GESTÃO AUTÁRQUICA

  • Promover uma visão integrada e aglutinadora do urbanismo em toda a área do concelho.
  • Renegociar o acordo que permite a construção nos terrenos da quinta da Devesa.
  • Reabilitação Urbana – Prioridade à promoção do arrendamento.
  • Baixar o IMI.
  • Terminar a revisão do PDM, colocando o território ao serviço das pessoas.
  • Exigir transparência nos processos de licenciamento, nos concursos públicos e ajustes diretos.
     

SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE PARA TODOS

  • Promoção da saúde primária.
  • Serviços de saúde de proximidade, estreitando a ligação com os serviços públicos de saúde.
  • Alargar os transportes públicos TUF a todo o concelho
  • Promover o acesso e a produção de cultura acessível a todos, na proximidade e nos preços.