
Nas eleições Legislativas do passado dia 4, o Bloco de Esquerda conseguiu o seu melhor resultado de sempre, tanto a nível nacional, no distrito de Braga e no concelho de Vila Nova de Famalicão. Com este resultado, o BE passou a ser a terceira força política, ultrapassando o CDS/PP e a CDU.
De salientar que, pela primeira vez, o BE conseguiu eleger 19 deputados para a Assembleia da República, superando mesmo os 16 eleitos em 2009. Também no Distrito de Braga, o Bloco de Esquerda conseguiu voltar a eleger Pedro Soares e ficar a pouco mais de uma centena de votos de eleger um segundo deputado, duplicando o número de votos obtidos nas últimas eleições. Para isto, contribuiu também o forte crescimento do BE no concelho de V. N. de Famalicão, com mais 122,9% em relação a 2011 e colocando o nosso concelho como o terceiro do distrito em número de votos.
Os resultados eleitorais demonstram que o programa eleitoral e as propostas do BE contra a austeridade, por um desenvolvimento que garanta crescimento económico, a defesa dos salários e das pensões, são aceites por cada vez mais portugueses. Refletem ainda uma clara rejeição do caminho seguido pela coligação de direita no governo nos últimos 4 anos ao obterem menos 735 955 votos e a necessidade de uma mudança de rumo que possa proporcionar melhores condições de vida para as populações.
O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão considera que os resultados obtidos traduzem a consistência do trabalho político que tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos, de proximidade com as populações e com as instituições. É certamente um reconhecimento do trabalho e do empenho dos/as candidatos/as famalicenses que integraram a lista do distrito de Braga: Ana Marcelino, José Luís Araújo e Yolanda Sá, também do seu mandatário e diretor de campanha Adelino Mota e ainda de todas e todos aderentes e simpatizantes do BE que ajudaram a aproximar mais o partido das populações, divulgando as nossas propostas e ouvindo os anseios e preocupações das pessoas.
Neste novo cenário político, com o Bloco a ser a terceira força política, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade no trabalho político e nas decisões que mais diretamente afetam as populações. Com a eleição de um deputado por Braga e com o reforço da participação política de novos aderentes, o BE tem agora melhores condições para concretizar o seu programa eleitoral e os compromissos assumidos com as populações.
O Bloco de Famalicão irá desde já começar a empenhar-se na preparação de um outro grande desafio eleitoral que são as próximas eleições autárquicas, trabalhando para continuar a ter a confiança de cada vez mais famalicenses.
V. N. de Famalicão
12 de outubro de 2015